segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A VIRTUDE DA MESA

A vida moderna, os excessos de compromissos, a falta de tempo
e também a negligência têm sido as grandes responsáveis pela perda da qualidade em nossa vida familiar.
Abandonamos hábitos simples, esquecemos valores fundamentais
na vida familiar como, por exemplo, o sentar-se a mesa.
Aproveitando esse meio tão moderno de comunicação quero estimular você a ler este texto, onde coloco algumas informações que poderão te inspirar a iniciar um novo momento em sua família.
Meu objetivo, com este texto, é buscar resgatar o uso de uma peça mobiliária que, dia a dia, vem sumindo de nossa rotina.
Precisamos trazê-la de volta aos nossos lares.
Refiro-me à velha mesa de jantar.
Antigamente este móvel era indispensável, muito usado em todas as famílias.
 As mesas, que eram grandes e cabia toda a família ao seu redor, hoje foram trocadas por outras peças, talvez mais “úteis”.
Nosso desafio é resgatar a velha mesa em nossas casas. Se realmente queremos fortalecer nossas famílias e proteger nossos filhos, precisamos procurar onde os estamos perdendo.
Nas linhas seguintes, pretendo demonstrar que uma família reunida, além de ter a bênção de Deus, poderá gozar de momentos ricos, onde compartilharão, não somente do alimento, mas de boas conversas, comunhão e momentos inesquecíveis, que trarão crescimento e serão lembrados para sempre.
Ainda que, sentar-se à mesa pareça algo simples, quase banal, na realidade tem se tornado tarefa difícil e árdua. As pessoas andam apressadas e assim, a família não se reúne mais em volta da mesa, cada um toma suas refeições em horários e locais diferentes.
 Isso sem falar nas refeições realizadas em frente a TV.
Muito de tudo o que aprendi e que me é tão caro está indissoluvelmente ligado à mesa da cozinha.
Esta peça de mobiliário, gasta e arranhada, era uma pequena parte física do meu lar.
Contudo, quando me lembro de tudo que fizemos ali, percebo que foi a chave para a vida que tenho hoje. Todas as manhãs, aquela mesa me enviava para o mundo, alimentava e severamente inspecionada.
A mesa da cozinha nutria. Era a minha constante em meio às inseguranças dos dentes encavalados, do fato de ter mais sardas do que pele. Aquela mesa da cozinha não constituía apenas uma fonte de medo, era também o meu cobertozinho de segurança. Não importava quanto me sentisse desanimada por causa dos sapos que engolia durante o dia, a mesa da cozinha e os adultos que dela cuidavam estavam lá todas os dia para me consolar e amparar”.

Hoje as famílias já não têm mais tempo para as refeições ao redor da mesa.
 Não há mais mesas grandes. É por isso que as coisas estão do jeito que estão.
A televisão é que ensinam os valores, os filhos não conversam mais com pais.
Ela dita os costumes e determina o certo ou errado.
É hora de resgatar a mesa em nossos lares, se queremos realmente fortalecer nossas famílias.
Não importa o que se tem sobre a mesa, mas o que se conversa ao redor da mesa.
É por isso que Jesus sempre procurou fazer refeições com seus discípulos.
O que conversamos ao redor da mesa vai para o coração, mas antes passa pelo estômago.
 É ao redor da mesa que devemos nos reunir para partir o pão, compartilhar a vida, fazer amigos, criar laços eternos, passá-los de geração à geração.
Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amar talvez seja isso... Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele não diz.

Minha foto
MINAS, Brazil
"Compreendi que VIVER é ser LIVRE... Que ter amigos é necessário... Que lutar é manter-se vivo. Apreendi que O TEMPO CURA... Que MAGOA PASSA... Que DECEPÇÃO NÃO MATA. Que hoje é reflexo de ontem... Que os VERDADEIROS amigos permanecem... Que os FALSOS, graças a Deus VÃO EMBORA... Que DOR FORTALECE. Aprendi que sonhar NÃO é fantasiar... Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos. Que o segredo da vida é VIVER."

Seguidores