Eu cresci vendo a minha mãe fazer quadros em telas de tapeçarias. Com linhas de várias cores, ela ia bordando até que o desenho já impresso na tela ganhasse vida. Depois de pronto, olhávamos admirados a imagem, fruto da hábil mão que soube colocar, nos minúsculos quadros da tela, a linha apropriada.
As linhas estão para um quadro bordado, como as escolhas para a nossa vida. O que realça e desenha a nossa existência é um feixe de grandes e pequenas decisões que formam os quadrantes da nossa história pessoal.
A escolha é um privilégio natural que todo ser humano tem. O filósofo dinamarquês Kierkegaard já nos advertia que a escolha é uma realidade intrínseca à nossa existência. Ou por outras palavras, nós sempre teremos escolha. Acontece que algumas escolhas trazem conseqüências com as quais não queremos conviver. Então, escolhemos o caminho menos custoso para nós mesmos e depois, num artifício psicológico criado para nos consolar e defender, dizemos: ?desculpe, eu não tive escolha?. Errado. Tivemos e sempre teremos escolhas diante de nós, o que nos falta é a coragem para assumir as implicações das escolhas mais difíceis, que nem sempre são as mais prazerosas.
Dada a importância central das escolhas para nossa vida, não seria óbvio que nós tivéssemos todo cuidado com elas? Não seria importante que aprimorássemos cada vez mais o processo de escolher a fim de produzir as melhores escolhas possíveis? Não faria sentido que tivéssemos um grupo de princípios diante de nós a partir dos quais nossas escolhas pudessem ser feitas?
Fica aqui o convite a você para acompanhar os próximos textos, pois neles serão encontrados tais princípios! Que suas linhas (escolhas) manuseadas com sabedoria e precisão construam um belo desenho (sua vida) capaz de inspirar e dar direção a muitos!
Pr. Eduardo Pedreira
"Semeia, semeia sempre, em todo terreno, em todo tempo, em todo lugar a boa semente. Com amor e interesse: como se estivesse semeando o próprio coração."
domingo, 24 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amar talvez seja isso... Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele não diz.
- UM JOVEM QUE ACREDITA NA VIDA...
- PEDRA INDAIÁ-MG, MINAS GERAIS, Brazil
- "Cada dia é preciso realizar um pouco mais do que se deve." (Frei Anselmo) Essa página e para partilharmos poemas, fotos, histórias e lembranças. As histórias e lembranças aqui postadas nos mostra que dia após dia, hora após hora, minuto após minuto estamos escrevendo a nossa história. Escrevemos nossa história no coração das pessoas com as quais nos relacionamos, com as pessoas da nossa família, da vizinhança, com as pessoas amigas e companheiras de caminhada. Escrevemos nossa história nos lugares onde vivemos. Deixamos nossas marcas nas árvores que plantamos, nas casas onde estivemos, ali fica registrada a nossa história. De uma maneira ou de outra, sabemos que nossa história fica escrita. Mas fica uma questão: que tipo de história estamos escrevendo? Meu desejo aqui e escrever uma historia bonita. “uma história que ajude os outros a escrever a própria história.” Guilherme Santos
Arquivo do blog
-
▼
2011
(92)
-
▼
julho
(22)
- Presente...
- Lágrimas...
- Líderes verdadeiros...
- Amor, Sexo ou Dinheiro: O Que é mais Importante?
- O SOL de nossas vidas
- FOLHAS?
- ...Nublado
- A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLHAS...
- Folhas caídas...
- A menina e a rosa.
- PEDRA...
- Os amigos são o meio pelo qual Deus gosta de cuida...
- O JARDINEIRO
- A perda de confiança na ordem atual
- INVESTIGAÇÃO FILOLÓGICA...
- GRITAR...
- Uma Questão de Escolha
- Só se desenvolve quem se envolve!
- Vômitos da minha alma...
- A PARTE...
- O QUE ACONTECE QUANDO SE PERDE “O MELHOR AMIGO’’…
- ENCONTRE A VIDA...
-
▼
julho
(22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário